sexta-feira, 27 de abril de 2007

Novo canal de comunicação

O Juliano (da UFRGS) e o Luiz Irber (da UFSCar) criaram um novo canal IRC para os desenvolvedores brasileiros. O canal é o #olpc-brasil e o servidor é irc.freenode.net. É o mesmo servidor usado pelo pessoal da OLPC internacionalmente, então, você poderá falar com eles também, usando o canal #olpc.

Eu deverei estar por lá bastante tempo... meu apelido é alemartinazzo.

Bom feriado!

Mais um vídeo

A Red Hat Magazine lançou na última quarta mais um vídeo da saga OLPC. O vídeo encontra-se em:
http://www.redhatmagazine.com/2007/04/25/inside-one-laptop-per-child-episode-02/

Divirta-se!

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Mais um vídeo

Há um outro vídeo (também feito pela Red Hat Magazine) sobre o XO. Ele trata mais da concepção do projeto e dos recursos do XO. Ele foi publicado um pouco antes do outro que o Rafael postou... este seria uma espécie de episódio zero da saga.
Lá vai o link:
http://www.redhatmagazine.com/2007/02/20/up-close-with-the-one-laptop-per-child-xo/

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Dicas de Vídeos para o fim de semana

A Joyce nos indicou um vídeo que explica todo o projeto tecnológico por trás dos XO. É uma das palestras TechTalks do google. O palestrante é o Ivan Krstić, responsável entre outras coisas pelos conceitos de segurança por trás dos laptops.
http://video.google.com/videoplay?docid=-4285568518538296189

Outro vídeo interessante é o vídeo feito pelo LEC da UFRGS da sala de aula que eles montaram com os XOs
http://www.youtube.com/watch?v=fRpCmV5zHYo

Os dois próximos vídeos são dicas do Alex. Eu vi uns pedaços deste no micro do Alex no LSI e achei muito bacana. É um vídeo feito pela equipe do EstudioLivre.org no FISL 8.0. Vale a pena conferir.
http://estudiolivre.org/el-gallery_view.php?arquivoId=3653

Eu deixei o melhor vídeo para o final, ele foi feito pela própria equipe da OLPC. Acho que todo desenvolvedor de qualquer aplicativo para os XOs deveria ver este vídeo antes de escrever uma linha de código que seja. Nele nós vemos quem são os GRANDES, mas grandes mesmo, por trás do projeto. E como eles são simples, trabalhadores e apaixonados pelo que fazem. Vou até sugerir para que nós, desenvolvedores do Brasil, façamos um vídeo parecido. Quem sabe o Américo, o pessoal da UFSCAR, do LEC, do LSI e tantos outros não podemos fazer um vídeo destes. Aliás, parece que o Alex Martinazzo, nosso grande amigo, vai aparecer na próxima edição destes vídeos do OLPC Team, certo Alex?
http://www.redhatmagazine.com/2007/03/23/inside-one-laptop-per-child-episode-one/

Enfim, eu gostei muito de todos estes vídeos e estou compartilhando com todos os amigos desenvolvedores.
Bom fim de semana e bom cinema para todos!

quinta-feira, 19 de abril de 2007

FISL 8.0 - parte 4


Tirei algumas fotos durante o FISL deste ano. Algumas delas foram com os cachorrões da OLPC, outras com o pessoal da UFRGS e outras com outras pessoas :-P
Todas as fotos foram tiradas com o XO que eu levei comigo. Eu, como um ilustre desconhecido, estou em todas as fotos. Os caras da OLPC que estão junto comigo são Jim Gettys, John Palmieri (vulgo J5) e Tomeu Vizoso.


Projeto Piloto - continuação

No dia seguinte, voltamos à Escola. Desta vez, contamos com a presença da profª. Roseli de Deus Lopes e do prof. David Cavallo. Roseli é a coordenadora geral de nosso núcleo (NATE - LSI - USP) e David é o representante da OLPC na América Latina.

Falamos com mais professores neste dia, a reunião aconteceu com dois grupos, conforme o horário de cada um. Eles começaram a dar suas idéias de como usar o laptop na proposta de aula, mas a discussão não foi dada como encerrada.

Foi nesse dia também que combinamos abrir uma "chamada de voluntários" para os alunos de 7ª e 8ª séries. Esses alunos deverão ser monitores e nós vamos passar alguns "truques" para eles poderem ajudar os professores quando nós não estivermos lá.

Projeto Piloto

Essa notícia deveria ter sido postada antes, mas antes tarde do que nunca, sabe como é...

No dia 9 de abril, uma equipe de pesquisadores e engenheiros da USP (da qual faço parte, é claro) esteve na EMEF Ernani Silva Bruno para mais uma reunião com os professores. A novidade foi levarmos as máquinas para eles conhecerem. Eram 10 XO B2, se não me engano.
Os professores experimentaram a máquina livremente, e pareceram gostar das possibilidades.

Nesse dia, os técnicos da PRODAM deram uma chegada na escola para configurar a rede. O acesso à Internet deve ser feito com um XO ligado à rede local e conectado aos outros pela interface Mesh. O pessoal da TV Digital aqui da USP toma conta disso, mas estamos trabalhando... o esquema ainda não está totalmente afinado.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

FISL 8.0 - parte 3

Conheci os caras do Estúdio Livre lá. Me desafiaram: "e aí, dá para transmitir vídeo nesse brinquedinho?" Tive que aceitar a proposta de fazer streaming de vídeo pelo XO. Como não manjo muito do tema, deixei o pessoal competente fazer o serviço. Carlo Caputo foi quem ficou mais tempo debruçado sobre a máquina para fazer isso. Não cheguei a ver se funcionou, mas ele permitiu que o script que ele fez ficasse comigo para podermos repetir a experiência aqui da USP. Valeu!

FISL 8.0 - parte 2

Rolou uma palestra com o feras da rede mesh durante o FISL. A primeira com o senhor Bletsas, da própria OLPC e uma outra com os caras da CozyBit. Foi certamente esclarecedor. Além disso, os caras da CozyBit fizeram uma demonstração do funcionamento da rede Mesh. Foi o seguinte: um XO transmitia uma música para outro (para ser preciso, foi a música 1800 colinas, na voz de Beth Carvalho). Depois, o laptop "transmissor" foi afastado até que o streaming fosse interrompido pela degradação do sinal. Aí veio a parte mais legal: um terceiro XO seguiu o mesmo caminho do outro até que a música voltasse a tocar. Ou seja, o terceiro funcionou como um "repetidor"!!! Fantástico!

sábado, 14 de abril de 2007

Ajuda com Interface Gráfica

Estou reescrevendo a Interface do Editor Musical para que ela rode nas novas versões do Sugar como atividade, o que não acontecia antes.
Já que estava com a mão na massa, resolvi melhorar o código. O problema é que não consigo melhorar a grade de composição.

Qual o meu problema?

Preciso criar dentro de um gtk.Viewport a imagem de uma grade, sendo que esta grade deve ter a possibilidade de aumentar o número de colunas. Também precisa ser um método que economiza memória, pois o número de colunas pode passar fácil de 200.

Bom, o que consegui por enquanto:

Duas idéias:

1. Criar uma tabela e um eventbox colorido. A tabela teria cor na borda, mostrando bem as colunas e as linhas. O problema é que não consigo colorir a borda da tabela. Esta é a melhor solução. Se alguém souber colorir as bordas da tabela, por favor me diga como!

2. Pegar um image buffer, tipo o gtk.gdk.pixbuf e colocar nele a imagem de uma coluna e duplicar esta imagem várias vezes pela grade. Eu ainda não fui muito longe com esta idéia, então não tenho certeza se irá funcionar.

Sugestões, Dicas, Soluções. Se alguém puder ajudar, agradeço muito!


####### UPDATE DO POST ########
Acho que o Cairo vai salvar minha vida. Ainda hoje devo postar o que consegui a respeito da interface gráfica.


###### UPDATE DO POST #########

################ A GRADE FUNCIONOU #################################
Bom, depois de pensar e procurar bastante na internet, vi que é possível criar widgets com cairogtk. Mais tarde vou postar uma pequena explicação sobre como fazer isto, comentando alguns problemas que eu tive e algumas dicas-chave.

A solução do problema então foi criar um widget Grid.

Enfim, coloquei o código do que fiz da grade em:
http://www.4shared.com/file/14164281/1e3b795a/musical.html

Esta foi a melhor grade que consegui fazer e é construída muito mais rápida do que as anteriores. É uma pena que apesar de ser construída rapidamente no XO, o scroll não fica muito bom. Mas isto vou pensar mais na fase final de desenvolvimento.

O código não roda direto no XO, é necessário fazer algumas alterações. Se quiserem testar no laptop, eu envio o código final também.

FISL 8.0

Salve, salve!
Estou aqui em Porto Alegre participando do FISL 8.0 e tem sido muito interessante participar deste evento. Para começar, trouxe uma das nossas pequenas máquinas verdes. Um comentário que resumiria tudo é o seguinte: "o XO causa muito!!!"
Como não trouxe nenhuma câmera fotográfica comigo, tenho usado o próprio XO para "documentar" minha participação aqui. Assim, as pessoas me param dizendo: "Nossa! É o laptop de 100 dólares! Posso dar uma olhada?", aí aproveito para explicar os conceitos do projeto,como está o andamento do projeto piloto e coisas do tipo. E assim tenho passado a maior parte do tempo...
Não posso esquecer dos companheiros da UFRGS, que praticamente me acolheram em seu estande. Temos trocado muitas informações sobre o andamento dos experimentos nas escolas e sobre a abordagem adotada em cada um.
Tenho conversado com vários "famosos" do projeto, como Jim Gettys, John Palmieri (J5) e David Cavallo. Sem falar na equipe do cozybit, principalmente o Brian (o cara fala português!!!).
Espero conseguir um número maior de pessoas trabalhando no projeto depois do FISL, pois não faltaram interessados!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Tradução - build 368

Usei o navegador web do laptop e percebi que ele já tem as dicas de ferramenta em português. Dando uma olhada no Abiword (identificado no Sugar como Writer), vi que os itens dos menus acionados com o botão direito também estão em português. O problema foi verificar que a correção ortográfica não funcionou para português (pt_BR).

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Links Interessantes

Hoje o Jecel Mattos de Assumpcao Jr da Merlintec Computadores e que posta muito nas mailing lists da OLPC visitou o LSI nos oferecendo ajuda principalmente com squeak e smalltalk.
Muito Obrigado, Jecel!

Ele nos deixou um link para uma wiki que criou:
http://www.merlintec.com:8080/laptop
Lá, está reunida por exemplo a lista completa de blogs brasileiros do projeto OLPC.
Vale a pena conferir!

Estou postando também outro link:
http://digitalmediauniverse.blogspot.com/
É o blog do Américo Damasceno Jr. ligado ao Digital Media Universe (http://www.dmu.com/). Como ele mesmo disse, lá é onde rolam as fofocas e novidades do projeto.

Build novos... problemas novos.

Grande foi meu entusiasmo ao saber do lançamento do nova versão "estável" do SO (build 368). Grande também foi meu desânimo ao perceber que o som de minhas aplicações simplesmente pararam de funcionar no laptop nessa nova verão.
O som parou também de funcionar pelo emulador, nenhuma aplicação emite som, isso acaba dificultando o trabalho de desenvolvedores, como eu, que não tem um XO em mãos para testar.
Outro problema identificado foi que o componente gtk MessageDialogs não foi exibido. Não sei se isso ocorre em todas as aplicações.

Preciso verificar isso com mais calma...