sexta-feira, 20 de julho de 2007

Oficina de Desenho

A Oficina de Desenho é um software de desenho parecido com o Paint, leve e com recursos básicos de edição e manipulação de imagens, é programada em python e utiliza biblioteca gráfica PyGTK. Ela está sendo adaptada para o XO por uma equipe do NATE.

Clique na imagem abaixo para ver um Screen-shot da Oficina rodando no Sugar:



Entre as dificuldades para programar, uma das maiores foi a baixa velocidade de processamento dos objetos do tipo lista em python. Isto trazia problemas por exemplo para a função de preenchimento que era baseada no algoritmo Flood Fill e executava muito lentamente. Então decidiu-se utilizar um binding de C para esta função, já que C tem lista mais eficiente e de complexidade de ordem menor.

A estrutura básica de widgets do gtk é uma área de desenho (gtk.DrawingArea) com dois pixmaps, um temporário que não aparece na tela e é utilizado para receber modificações e outro que é o original e mostra a situação final do desenho. Os outros widgets, como toolbox, button, frame entre outros, interagem com a área de desenho enviando sinais para desenhar retas, formas pré-definidas (shapes), aplicar efeitos na imagem etc.

Na atividade, as ferramentas Undo e Redo copiam pixmaps a cada alteração que o usuário faz no desenho. Os pixmaps guardam informações da imagem que deve ser desenhada. Tendo todos os pixmaps da imagem armazenados, a ferramenta Undo ou Redo pode desfazer ou refazer qualquer parte perdida do desenho e recuperar informações de maneira muito eficaz.

A Oficina de Desenho encontra-se em estágio final de desenvolvimento e a equipe do NATE se orgulha do nível que a atividade está alcançando.

Para mais informações, visite http://wiki.laptop.org/go/Oficina_de_Desenho.

Nenhum comentário: