Barbolo,
por favor, poderia fazer uma comparacao entre seu compositor e o TanTan?
obrigada.
quinta-feira, 29 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
| canal de comunicação entre desenvolvedores de aplicativos para o OLPC e a comunidade |
2 comentários:
Junia, o Editor Musical foi desenvolvido pelo LSI em linguagem de programação java há uns 3 anos. A Irene foi uma das maiores responsáveis pelo projeto!
Quando entramos em contato com as placas do XO, começamos a portar aplicativos que já haviam sido desenvolvidos pelo laboratório para python. Isto começou no ano passado, justamente quando entrei no laboratório para estagiar.
Enfim, o TamTam2 (composição) é o aplicativo do TamTam mais próximo do Editor Musical. Ambos produzem música com o click do mouse em uma grade.
Acredito que a principal diferença está no modo como as crianças podem aprender música. O Editor Musical foi programado para que o usuário compreendesse o que é uma composição musical, identificando por exemplo o papel de um instrumento de corda em uma música. Também tem funções que permitem tocar a composição de maneira linear, seguindo cada compasso, ou tocar seguindo a ordem de composição do usuário. Isto ajuda muito no aprendizado dos alunos.
O TamTam é totalmente high tech. Quem já viu os vídeos no youtube percebe que o nível de programação do software é altíssimo. O que o TamTam faz acredito eu que nenhum software de música livre hoje faz. Mas eu não sei até onde que é um software pensado para a educação. Você pode fazer coisas fantásticas com ele, mas não sei qual concepção educacional seus desenvolvedores seguiram.
Enfim, a diferença está no nível de programação e no método de ensino de música utilizado.
O Editor Musical é um software desenvolvido pelo LSI em parceria com a OSESP-Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo. Trabalhamos especificamente com a Susana Kruger, especialista em Educacao Musical pela UFRGS e coordenadora dos projetos educacionais da orquestra.
O Editor Musical é baseado na teoria de aprendizagem musical do educador inglês Swanwick que defende o modelo TECLA de aprendizagem musical. TECLA significa Teoria, Execucao, Composicao, Literatura e Apreciacao. Segundo Swanwick o aluno de música trabalha estas cinco habilidades.
As habilidades: Composicao, Execucao e Apreciacao se referem a aprendizagem com objetos musicais e devem ser trabalhados primeiro. As habilidades: Tecnica e Literatura se referem a aprendizagem sobre musica.
O Swanwick diz que o aluno precisa comecar sua aprendizagem compondo, executando, apreciando, compondo, executando, apreciando (em ciclos). Desta forma o aluno interage diretamente com notas musicais e timbres de instrumentos.
O Editor Musical permite trabalhar a Composicao e a Apreciacao (a Execucao fica por conta do computador). Com ele o aluno manipula timbres de instrumentos, notas musicais e pode compor, executar e apreciar em ciclos como proposto pelo Swanwick.
O Editor tem modos individuais e colaborativos, modos livres e semi-dirigidos. Desenvolvemos tambem uma ferramenta para o professor preparar um desafio para os seus alunos que podem resolve-lo com os modos semi-dirigidos.
Postar um comentário