Bem, sei que isso não chega a ser uma novidade, mas é um problema que surgiu aqui no laboratório. Explico: os XO estão conectados em uma rede Wifi, que é isolada pelo firewall do ponto de acesso.
Nosso roteador Wifi impede a transmissão de pacotes da rede dos computadores Desktop para quem estiver na rede sem fio, funcionando efetivamente como um NAT. Funciona como a relação entre seu computador e a Internet: você enxerga o Google, mas o Google não te enxerga. Não é possível mudar essa configuração nele, então, a saída é criar um túnel entre o XO e o Desktop.
O túnel que criei aqui foi feito via ssh, disponível nas maquininhas. A idéia é conectar o XO ao Desktop via ssh e fazer esta conexão habilitar uma no sentido contrário. Bem, vamos aos comandos:
- no XO:
[olpc@xo-00-CB-A7 ~]$ ssh -R 7777:localhost:22 -l seu_usuario_no_desktop IP_DO_DESKTOP
A opção -R é responsável por fazer o serviço do túnel remoto. Em seguida, vem a configuração do túnel, que redireciona as conexões na porta 7777 para a 22 do XO. Claro, ao invés de 7777, poderia ser qualquer outra porta. A opção -l é para indicar o usuário e, depois, o IP do seu Desktop.
Um detalhe, seu usuário olpc no XO vai precisar de uma senha. Se você ainda não colocou uma, digite:
[olpc@xo-00-CB-A7 ~]$ passwd
e escolha uma senha.
- no Desktop:
alexandre@edulivre08:[~]$ ssh localhost -p 7777 -l olpc
O comando acima é equivalente a fazer uma conexão localmente na porta 7777 como usuário olpc. Voilà! É isso. Você pode acessar seu XO do seu Desktop. Obviamente, você não precisa dessa ginástica no caso de já enxergar o laptop na sua rede. Neste caso, bastaria um ssh normal.
Espero que seja útil para vocês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário