terça-feira, 15 de maio de 2007

Como jogar Doom no XO

Olá novamente galera, tranqüilo?

Vendo informações ao redor do globo sobre XO me deparei com um video muito interessante, onde alguns desenvolvedores instalar DOOM num XO, pensando nisso procurei fazer o mesmo, e CLARO que não poderia guardar esta informação, portanto ai está um pequeno tutorial:

Introdução:

Inicialmente é importante deixar claro que o XO, a.k.a Laptop 100$, é um sistema embarcado que funciona com o SO Linux, mas especificamente uma distribuição baseada no Fedora. Portanto temos que abordar esta instalação como em um Linux, oque torna isto relativamente fácil.

1o Passo:

Como 1o passo podemos citar o ligamento do sistema, óbvio, e logo após isto iremos para a interface texto (terminal) do Sugar (SO do XO), para isto basta segurarmos ctrl+alt+F1 (você pode alternar entre a interface do Sugar pressionando ctrl+alt+F3).

Após isto será pedido o login, simplesmente digite “root”. Ao logar basta nos utilizar do commando “yum”, ou seja basta digitar “yum install prboom”. Prboom é um port do Doom feito para Linux, o qual contém até algumas modificações e melhorias da versão original, permitindo efeitos de trasnparencias, filtros e até o suporte ao OpenGL. Agora, levante vá tomar um café, dar uma volta com o cachorro, faça uns abdominais, ... pois este processo não será muito rápido.

2o Passo:

Já tomou seu café? Bem agora já estamos perto da reta final. Você precisará de um .wad, arquivos que contém os mapas do Doom, para poder jogar o jogo. Você pode fazer sua escolha: fazer o download da versão shareare do Doom OU simplesmente puxar o freedoom.wad.

Para uma rápida instalação basta dar um yum install freedoom, que o repositório também possui este arquivo.

3o Passo:

Agora um pequeno macete para poder rodar da melhor forma, possível. Execute o commando “init 3” para matar o Sugar; vá até a pasta /root/.prboom/ e edite o arquivo prboom.cfg (use algum editor como o vi ou o nano). Utilizaremos aqui o vi.

Abra o arquivo digitando “vi prboom.cfg”. Altera a linha de #Video Settings reentrando com os valores (para isto tecle “i”) 1200 para screen_width e 900 para screen_height ( a resolução nativa do XO é 1200X900). Agora tecle “Esc” para sair do modo de inserção e digite “:wq!” para escrever e sair sobreescrevendo.

4o Passo:

Você pode continuar a editar o que quiser dentro do .cfg, mas já podemos iniciar o jogo. Digite “prboom” e PRONTO!, vc pode agora jogar DOOM no seu XO!

Nenhum comentário: