sexta-feira, 18 de maio de 2007

Vários assuntos

Olá a todos os leitores do blog

É a minha 1ª postagem aqui no blog, quase ninguém deve saber quem eu sou, então vou fazer uma breve apresentação...
Sou a Nathalia, estou no 3º ano de engenharia de computação na Poli-USP e trabalho como estagiária no Nate (LSI).

Primeiramente, vou deixar aqui o link que o Alexandre passou. É uma crítica contra o projeto do OLPC de um professor do IME-USP. É bem extenso, mas vale a pena! Pelo menos para abrir a mente e ver o outro lado, os argumentos contra e tal. Ah, o link:
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/um-laptop-por-crianca.html

Outra coisinha para se pensar... Vai rolar um tal de Game Jam lá nos EUA, que é um evento voltado ao desenvolvimento de jogos para o XO. Olhem só:
http://hackronym.com/olpc/gamejam/
http://wiki.laptop.org/go/GameJam

Através de umas conversas iniciadas pela lista do OLPC-Brasil acabei conhecendo um tal de Roberto Fagá lá da USP-São Carlos e ele está com umas idéias bem legais. Ele entrou em contato com um pessoal de lá do Game Jam e parece que dá para rolar uns esquemas de algumas pessoas participarem aqui do Brasil usando uma web can. Tem mais alguém interessado??? Favor, manifestem-se...
Outra idéia dele foi de nós brasileiros organizarmos o mesmo evento aqui no Brasil... E ai o que acham???

Aproveitando para dar uma notícia para quem não acompanha muitos as listas de desenvolvimento de games: parece que tá quase certo que o Pygame (ahn? http://www.pygame.org ) vai ter uma versão para o XO mesmo. Já estam trabalhando nisso:
http://wiki.laptop.org/go/PyGame_Implementation

Acho que só isso por hoje!

Um comentário:

Roberto Fagá disse...

Só me apresentando também, sou o 'tal' Roberto Fagá Júnior, ingressei agora na comunidade também e pretendo relatar eventuais avanços no meu trabalho. Para quem não viu minha mensagem na OLPC-Brasil, sou um dos estudantes participantes do programa Summer of Code da Google, onde tenho um projeto dentro da OLPC-Games, e portanto o contato com os organizadores da Game-Jam. Eles demonstraram grande interesse por participação aqui do Brasil no evento internacional que vai ocorrer de 8 a 10 de Junho, porém está muito em cima para organizarmos algo que realmente dê certo, então propus a idéia de organizarmos aqui no Brasil apenas, a princípio, um Game Jam brasileiro, que ocorreria em Setembro talvez, vou poupar detalhes por enquanto pois ainda não é nada certo. Quem tiver interesse em ajudar na organização desse evento é só entrar em contato comigo.
A API Pygame não só será suportada pelo XO como também terá diversas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento de jogos e, se todo esse trabalho do Summer of Code der certo, as próprias crianças criarão e/ou modificarão jogos (é um dos objetivos, mais informações no wiki da OLPC).